terça-feira, 25 de agosto de 2015

Pirâmides de Heinrich e Bird

Na área de SSMA, desde que estamos na escola, ouvimos muito falar em Heirich e Bird, em seus estudos e em suas pirâmides.
Ambas nos ensinam mais sobre o Por Quê os acidentes e perdas acontecem. Onde devemos atuar, onde devemos ter uma atenção especial. Porém a maneira de estudo de Heinrich e Bird eram diferentes, pois cada um tinha seus aspectos do porquê eles ocorrem.


Veremos abaixo:

Heinrich já havia concluído que acidentes de trabalho com ou sem lesões ocorrem por diversos fatores. Alguns exemplos de causas predominantes em suas análises – mais de acordo com dados estatísticos do que com uma lógica dominante – foram:
  • Personalidade do trabalhador.
  • Falha humana no exercício do trabalho.
  • Prática de atos inseguros.
  • Condições inseguras no local de trabalho.


Seus estudos concluíram também que, se uma atitude levava à outra, a sequência de acontecimentos que levavam aos acidentes poderia ser interrompida ao se remover uma peça do caminho. Em sua pirâmide de desvios, Heinrich elenca o erro humano antes de qualquer outro fator causador do acidente. Logo, esse tornou-se o ponto central da prevenção. Atitudes, habilidades e conhecimento entram nessa pauta. Mas não se pode deixar de lado outros fatores, tais como:


    • Más condições alimentares.
    • Doenças.
    • Medicamentos que alteram a percepção.
    • Uso de drogas lícitas ou ilícitas.
    • Mal estar físico ou emocional.
    • Pressão excessiva.
    • Jornadas de trabalho excessivas.
    • Falta de atenção.
    • Problemas de treinamento.
    • Condições ambientais adversas.
    • Más condições de trabalho.

O engenheiro Frank Bird Jr. Publicou a obra Damage Control. Bird considerava 4 aspectos fundamentais para o controle de perdas: 
  1. informação;
  2. investigação;
  3. análise e;
  4. revisão do processo.
Assim, a Pirâmide de Bird concluiu que para cada acidente com lesão incapacitante, ocorriam:

  • 100 acidentes com lesões não incapacitantes.
  • 500 acidentes com danos à propriedade.

Abaixo temos a imagem da Pirâmide de Desvios e como ela deve ser interpretada, pois hoje encontramos profissionais com dúvidas em sua interpretação.

  1. Para cada 30.000 desvios, temos:
  2. 3.000 Incidentes. E para cada 3.000 Incidentes, temos:
  3. 300 acidentes SEM afastamento. Onde para cada 300 acidentes SEM afastamento, temos:
  4. 30 acidentes COM afastamento. E para cada 30 acidentes COM afastamento, temos:
  5. 1 Acidente Fatal.

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