Na área de SSMA, desde que estamos na escola, ouvimos muito falar em Heirich e Bird, em seus estudos e em suas pirâmides.
Ambas nos ensinam mais sobre o Por Quê os acidentes e perdas acontecem. Onde devemos atuar, onde devemos ter uma atenção especial. Porém a maneira de estudo de Heinrich e Bird eram diferentes, pois cada um tinha seus aspectos do porquê eles ocorrem.
Veremos abaixo:
Heinrich, já havia concluído que acidentes de trabalho com ou sem lesões ocorrem por diversos fatores. Alguns exemplos de causas predominantes em suas análises – mais de acordo com dados estatísticos do que com uma lógica dominante – foram:
- Personalidade do trabalhador.
- Falha humana no exercício do trabalho.
- Prática de atos inseguros.
- Condições inseguras no local de trabalho.
Seus estudos concluíram também que, se uma atitude levava à outra, a sequência de acontecimentos que levavam aos acidentes poderia ser interrompida ao se remover uma peça do caminho. Em sua pirâmide de desvios, Heinrich elenca o erro humano antes de qualquer outro fator causador do acidente. Logo, esse tornou-se o ponto central da prevenção. Atitudes, habilidades e conhecimento entram nessa pauta. Mas não se pode deixar de lado outros fatores, tais como:
- Más condições alimentares.
- Doenças.
- Medicamentos que alteram a percepção.
- Uso de drogas lícitas ou ilícitas.
- Mal estar físico ou emocional.
- Pressão excessiva.
- Jornadas de trabalho excessivas.
- Falta de atenção.
- Problemas de treinamento.
- Condições ambientais adversas.
- Más condições de trabalho.
O engenheiro Frank Bird Jr. Publicou a obra Damage Control. Bird considerava 4 aspectos fundamentais para o controle de perdas:
- informação;
- investigação;
- análise e;
- revisão do processo.
Assim, a Pirâmide de Bird concluiu que para cada acidente com lesão incapacitante, ocorriam:
- 100 acidentes com lesões não incapacitantes.
- 500 acidentes com danos à propriedade.
Abaixo temos a imagem da Pirâmide de Desvios e como ela deve ser interpretada, pois hoje encontramos profissionais com dúvidas em sua interpretação.
- Para cada 30.000 desvios, temos:
- 3.000 Incidentes. E para cada 3.000 Incidentes, temos:
- 300 acidentes SEM afastamento. Onde para cada 300 acidentes SEM afastamento, temos:
- 30 acidentes COM afastamento. E para cada 30 acidentes COM afastamento, temos:
- 1 Acidente Fatal.
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