quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Treinamentos - Não faça dele um sofrimento.

Durante toda a minha vida profissional, participei de vários treinamentos, com diversos instrutores e sempre pude notar que mesmo sendo um treinamento que já havia realizado, cada instrutor possui uma didática e um meio de conduzir o treinamento.
Depois de uns anos, eu tive a oportunidade de ser instrutor e criar uma didática e uma maneira para conduzir os meus treinamentos.
Notei que, um treinamento não é formulado somente para os alunos, mas também para o instrutor, pois o tema deve ser formulado, de uma maneira que ambas as partes fiquem satisfeitas, afinal, nem sempre um treinamento é cansativo somente para os participantes, ele pode ser cansativo para o instrutor também.
Mas Alex, como o treinamento pode ser cansativo para o instrutor, já que ele tem a proficiência no assunto e ministra diversas vezes?
Justamente por este motivo. Quando um instrutor ministra um treinamento, além de estar ensinando, ele aprende novas informações e com isso deve utilizá-las nas próximas turmas.
Caso ele não atualize seu material, o mesmo se tornará cansativo, pelo fato de não haver novidades e com isso o instrutor criará vícios, e esses vícios irão se tornar pontos negativos, pois a turma não terá interesse, pelo fato de ser apenas "mais um treinamento.
Então o que fazer para ter um treinamento satisfatório para ambas as partes e dinâmico? Segue abaixo algumas dicas:
  1. Se possível desenvolva seu próprio material, ou realize mudanças no material existente, para que ele fique mais fácil ao entender do instrutor primeiramente e também para a turma.
  2. Leia, leia, leia, leia, leia e leia o material que será utilizado. Quanto mais você ler, mais a vontade você ficará ao apresentar.
  3. Não se baseie apenas em uma única informação. Se o treinamento for de uma NR (Normas Regulamentadoras) por exemplo, busque informações sobre aquele assunto em outras normas como uma NBR, ou uma IT, ou uma norma internacional, afinal você estará agregando informações no seu treinamento e fará com que a turma se interesse ainda mais, afinal você estará levando novidades à eles.
  4. Procure chegar cerca de 30 minutos antes da turma, assim você irá conhecer o espaço do treinamento, saberá quais os locais que pode explorar para uma interação melhor com a turma, poderá preparar todos os recursos com calma e se problemas aparecerem, terá tempo hábil para corrigi-los.
  5. Procure colocar uma música ou um vídeo de um show com um volume aceitável (suave), para entreter os participantes antes do início, assim você ficará mais tranquilo e estará deixando a turma tranquila também, pois antes de iniciar os participantes já irão notar uma diferença.
  6. Aceite opiniões.
  7. Ao realizar uma pergunta, esteja preparado para toda e qualquer tipo de resposta e jamais corrija bruscamente um participante, pois se você fizer isso, você estrá perdendo não só um participante e sim praticamente a turma, afinal quem irá querer dar sua opinião e ser corrigido bruscamente caso esteja errado?
  8. Cumpra com os horários, início, coffee-break, almoço coffe-break e término.
  9. Busque um feedback ao retornar do almoço e recomeçar seu treinamento, afinal você irá saber como está seu desempenho e como continuar conduzindo seu treinamento, para que seja satisfatório.
  10. Interaja com a turma, explore o local que está utilizando e utilize os recursos didáticos disponíveis.
  11. Utilize vídeos durante seu treinamento, mas não se esqueça, não abuse, assim não irá se tornar cansativo. Coloque vídeos curtos para determinados assuntos e assuntos que necessitam de uma atenção maior, disponibilize vídeos mais explicativos.
  12. Seja sempre educado e não se deixe levar com assuntos polêmicos, política, futebol, religião, brincadeiras de duplo sentido ou que podem ser consideradas preconceituosas.
  13. Se um participante este dormindo, não grite com ele, não jogue nada, não assuste. Procure saber se ele trabalhou durante a noite, ou se está com algum problema de saúde, ou se tomou algum remédio. Caso seja necessário, solicite para que ele converse com o seu supervisor solicitando o agendamento para uma próxima turma.
  14. No início, deixe a turma se apresentar de uma forma mais à vontade. Ao fazer isso, você irá conhecer seu público, o nível dos participantes. Isso irá ajudá-lo a conduzir o treinamento. Depois se apresente e esteja aberto a passar mais informações sobre suas experiências anteriores.
  15. E por fim, busque criar um círculo de amizade com todos os participantes.
Este é um pouco de como ter sucesso no seu treinamento. Crie seu perfil de instrutor e dedique-se a esta função.

Alex Aquino

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